Insights valiosos para o seu negócio podem estar nas buscas que o seu cliente faz

Submitted on Fri, 03/17/2017 - 07:22

Você já parou para analisar as buscas que você, como consumidor, faz na internet e que essas informações podem dizer muito sobre seus hábitos de costume e valores? Uma viagem de férias, a busca por um emprego, programas em família… Todas essas buscas ou postagens formam, juntas, um quebra-cabeça montado que reflete os valores e os interesses de cada pessoa.

Quando se quer fazer ou comprar algo as pessoas utilizam a internet para iniciar suas pesquisas. A agilidade em utilizar os mecanismos de buscas se tornou orgânico. Você pensa, logo busca. E são exatamente essas buscas que fornecem muitos insights preciosos sobre quem faz essas determinadas pesquisas e o porquê elas fazem isso.

Imagine que uma pessoa vai até o mecanismo de busca em seu computador e faz a seguinte pesquisa: Como adestrar um cão? Podemos então fazer algumas deduções sobre o que pode estar acontecendo na sua vida conforme os exemplos abaixo.

Essa pessoa tem ou terá um cão?
1- Ela pode estar interessada em produtos para cães.
2- Provavelmente ela não tenha nenhuma experiência prévia como adestradora.
3- Essa pessoa pode estar interessada em escolas de adestramento

A resposta para essas perguntas pode estar intimamente ligada a um dono de um petshop ou de uma escola de adestramento. Por isso é importante que você seja encontrado quando o usuário fizer essa pergunta nos mecanismos de busca.

Encontrar bons insights exige pesquisa, conhecimento e teste, dessa forma, é importante que você conheça bem a sua persona (cada perfil de cliente atendido pela empresa) e qual é a sua jornada de compras. Esse caminho envolverá desde o momento que ela não está pensando no seu produto, até o momento que ela está pronta para realizar a compra.

Você pode utilizar o Google Trends para isso! A ferramenta permite que você analise a evolução do número de pesquisas de uma palavra-chave ao longo do tempo.

Esse esforço da pesquisa e análise vale muito a pena, pois os insights que você captura nas buscas revelam uma imagem do seu publico e do seu setor de atuação. Essas ideias podem até ajudar sua empresa a modificar a linguagem e forma de abordagem no marketing digital para a sua audiência.

Case Unilever

A Unilever, através desses insights, conseguiu melhorar o engajamento da sua audiência. Três meses antes do lançamento de um novo produto para cabelo, a empresa usou dados do Google para analisar as principais tendências do setor.

Ao analisar as informações, eles perceberam que aproximadamente 1 bilhão de pesquisas são feitas todos os meses no Google sobre assuntos que envolvem cabelos em geral. Entretanto, nenhuma marca tinha aproveitado esse potencial para fazer vídeos tutoriais no youtube.

A Unilever aproveitou a oportunidade para explorar o assunto. Pela primeira vez na história, eles uniram todas as marcas de produtos para cabelo da empresa e criaram o All Things Hair, um canal para dar dicas sobre penteados e técnicas com youtubers que falam sobre o assunto.

Os insights que a Unilever extraiu das buscas que o seu público-alvo faz e os indicativos das tendências ajudaram a tornar o conteúdo do canal relevante, útil e autêntico.

Após três meses de lançamento o All Things Hair era o canal mais acessado sobre cabelos em todo o youtube! O canal tornou-se o mais popular nesse assunto, com um número extraordinário de seguidores em todo o mundo.

Encontrar insights nas buscas que os usuários fazem e oferecer ajuda para solucionar os seus problemas não exige um orçamento monstruoso ou um time de pesquisadores. Você, no entanto, precisa conhecer bem os seus consumidores! E quem são eles? O que os mantém por perto do seu negócio? Saber essas coisas ajuda a defini-los e assegura que você conseguirá bons insights para consumidores que pretende atingir.

Agora você precisa se concentrar em descobrir os insights dos seus consumidores nas buscas e isso, geralmente, funciona assim:

1) Você conhece o problema
2) Busca um insight para solucionar o problema do consumidor
3) Testa a sua ideia
4) Valida a hipótese
5) Faz as correções no seu planejamento de marketing, se for preciso.

Google Trends na prática!

Você irá descobrir como o interesse das pessoas muda de acordo com o tempo e, também, de acordo com a localização geográfica, além de ser possível comparar outros termos de busca relacionados. Com o Google Trends, você explora o interesse das pessoas em relação a sua marca e as pesquisas relacionadas, ajudando a enxergar potenciais clientes que eventualmente você ainda não tinha levado em conta.

Digamos que o seu negócio seja uma empresa de produtos de beleza e descobriu que um termo de busca relacionado à sua marca é “tendência de penteado”. Você pode criar anúncios online, por meio do Google Adwords, que vão aparecer na hora que as pessoas realizarem uma busca com essa frase. Assim você atinge um novo grupo de consumidores!

Hora de formular hipóteses!

Para formular hipósteses e encontrar insights, responda as questões abaixo:

1) Que perguntas você faria como usuário que sejam relacionadas ao seu negócio?
2) Quais termos e palavras-chave se associam com a sua marca?
3) Quais são as tendências que influenciam essas buscas?

Para ajuda-lo na pesquisa, vamos formular algumas hipóteses para uma marca fictícia de beleza: imagine que você descobriu que as pessoas que pesquisam pelos seus produtos também buscam por uma técnica especifica de tingimento de cabelo chamada ombré.

Os consumidores podem estar fazendo a busca por: “Cores de cabelo”; “Penteados Ousados” e “truques de penteado”.

Ao formular hipóteses, você deve também pensar o quanto as buscas das pessoas são influenciadas pela localização geográfica ou fatores como feriados ou eventos esportivos.

Mãos a obra!

Insira todas as hipóteses no Google Trends e veja se elas de fato apresentam relação com a sua marca. Se não for o caso, significa que as suas hipóteses estão erradas, o que é super normal. Afinal, é melhor descobrir o que não dará certo antes de investir o seu dinheiro em algo que não lhe traria retorno. As hipóteses corretas podem ajuda-lo a encontrar os insights das buscas que você precisa para tornar o seu marketing mais efetivo. Com isso em mãos, você pode começar a definir eventos, tendência e desejos do consumidor.

E para você refletir…

Você sabe a faixa etária do seu público?
Você sabe em que perfil está focando?
Você consegue nomear 5 sites que o seu consumidor ideal costuma visitar?
Você pode nomear alguns influenciadores digitais que eles seguem?
Que tipo de produtos os seus potenciais clientes costumam comprar?
Você conhece quais são os sites relacionados ao seu negócio e ao seu website?

Desejamos a você sucesso na busca por esses insights tão valiosos!

Fonte de pesquisa para elaboração do texto: Primer